sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Alimentos Termogênicos

Fonte: google.com

Alguns alimentos possuem propriedades que dão aquela forcinha para quem quer diminuir os quilinhos extras, são os chamados termogênicos. Esses alimentos quando consumidos na medida certa e regularmente, possuem a capacidade de aumentar o metabolismo e com isso acelerar a queima de gordura. Mais vale lembrar que esses alimentos não possuem efeitos milagrosos, devem ser incluídos a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos. O segredo desses alimentos está na dificuldade que o organismo encontra para digeri-los, obrigando o corpo a gastar mais calorias para absorvê-los. Na lista dos alimentos estão a pimenta vermelha, o chá verde, o vinagre de maçã, a canela e o gengibre.

1. PIMENTA: possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e incluir nas preparações.

2. CHÁ VERDE: As catequinas e a cafeína presentes no chá verde atuam na termogénese, ajudando a aumentar o gasto energético, ainda auxilia na prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal. Beba 5 a 6 xícaras do chá por dia.

3. VINAGRE DE MAÇÃ: estimula a digestão; diminui o período de tempo em que a gordura fica no trato digestivo, fazendo com que menos gordura seja absorvida pelo organismo; elimina substâncias tóxicas que se alojam no fígado e intestino. Além de ser altamente diurético, ajudando na eliminação do excesso de líquidos.

4. GENGIBRE: Assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo, ainda melhora a circulação sanguínea e dá uma “turbinada” no seu ânimo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos.

5. CANELA: Esta melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas.

Apesar desses alimentos serem naturais, hipertensos, cardiopatas, gestantes e lactantes precisam ter atenção ao consumi-los, já que o excesso pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Alimentação no verão

Verão é tempo de férias, calor, praia e curtição. Todos ficam mais alegres e os corpos mais a mostra. As pessoas saem um pouco mais cedo do trabalho para aproveitar a praia, o fim de semana intenso e garantir um belo bronzeado! Porém, o cuidado com a saúde e a manutenção de uma alimentação saudável são indispensáveis para quem quer curtir essa estação ao máximo, já que as altas temperaturas interferem no metabolismo do corpo desestabilizando várias funções.

Siga as orientações abaixo para um melhor verão:
  • Opte sempre por um cardápio mais leve, preferindo alimentos saudáveis como verduras, frutas e cereais.
  • Procure se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia. É fundamental realizar de cinco a seis refeições por dia, com opções leves e de fácil digestão.
  • Beba bastante líquido para manter o corpo hidratado. Consuma água, sucos de frutas naturais, chás e água de coco. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. Manter o corpo hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo.
  •  Nos dias mais quentes, não podemos nos esquecer de repor além da água, os minerais perdidos através da transpiração e do esforço físico. Uma excelente opção é a água de coco e os sucos de aloe vera.
  • Consuma frutas, verduras e legumes variados. As saladas são excelentes opções para iniciar as refeições, além de fornecer vitaminas, minerais e fibras. Experimente enriquecer suas saladas com grãos integrais como aveia, cevada, quinua e amaranto.
  • Evite frituras e alimentos com muita gordura, pois eles tornam a digestão lenta e pesada gerando cansaço e indisposição. Prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas.
  • Beba chá de menta ou carqueja e, no intervalo entre as refeições, tome suco de melancia, que é refrescante. Mas lembre-se: sempre tire as frutas da geladeira de véspera para ingeri-las à temperatura ambiente.
  • Evite ingerir bebidas e alimentos muito gelados, o ideal é optar por aqueles frescos. O aparelho digestivo precisa estar quente por dentro para funcionar, então quando consumimos algo gelado o corpo aumenta seu metabolismo para aquecer o conteúdo do estomago, aumentando toda a sua temperatura. Com isso, aquecemos o corpo e acabamos sentindo mais calor.
 Um ótimo verão à todos!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Feliz 2011!!

Após uma breve pausa para curtir as festas de final de ano, o ano de 2011 começou de vez. 
Fonte: dreamstime.com
Venho aqui desejar que 2011 seja repleto de conquistas e realizações para todos nós.


Um Feliz 2011 com muita paz no coração!