![]() |
Fonte: Internet |
Mais voltamos a alimentação saudável. O que eu sempre tento explicar é que não existe uma regra, um alimento que seja perfeito ou um cardápio ideal para esse ou aquele objetivo. Explico: cada pessoa é única e sendo assim possui necessidades que são exclusivas dela. Cada organismo funciona de uma maneira, com seus pontos fortes e seus pontos fracos. O que para uns é um santo remédio para outros pode ser um amargo veneno!! Além disso, outras características devem ser levadas em conta na hora de elaborar um plano alimentar ou fornecer recomendações, por exemplo: as preferências e aversões alimentares, rotina, recurso financeiro, disponibilidade de tempo, sinais e sintomas que a pessoa apresenta entre muitas outras coisas. Claro que existem algumas dicas que são fundamentais para quem deseja melhorar a saúde e manter hábitos saudáveis, aqui vão elas:
- Procure ver os alimentos pelo seu conteúdo de nutrientes, de compostos bioativos e funcionais - antes de observar o valor calórico - pois são eles (os nutrientes) que farão o organismo funcionar corretamente.
- Evite aqueles produtos alimentícios “vazios” que não fornecem nada além de calorias, sal, açúcar, farinha branca, gorduras trans, corantes, conservantes, etc. Esse tipo de produtos geralmente são aqueles industrializados. Além de não fornecerem nutrientes para o organismo ainda possuem substancias que “roubam” os nutrientes do nosso corpo e intoxicam o organismo.
- Consuma mais alimentos vivos, ou seja, frutas e verduras cruas ou brotos germinados. São fontes repletas de enzimas, vitaminas ativas, sais minerais, proteínas e outros micronutrientes. Os nutrientes se degradam e as enzimas se perdem quando cozinhamos os alimentos, desaparecendo muitas propriedades saudáveis.
- Beba muita água e chás. Nosso corpo é formado em média por 60% de água. Uma redução mínima nessa quantidade já é capaz de desregular as funções orgânicas. Os chás além de hidratar ainda possuem propriedades terapêuticas de tratar o corpo e a alma, contribuindo para melhorar a saúde.
- Cultive bons hábitos. Saiba desfrutar dos momentos bons da vida. Culpe-se menos e aproveite mais. Algumas pessoas fazem do alimento o seu momento único de felicidade e esquecem da vida lá fora.
- Tudo é permitido. Porém moderação é a palavra de ordem. Não se sinta culpada porque não resistiu à sobremesa do final de semana, aproveite, permita-se sair da rotina de vez em quando. O mais importante é aprender a respeitar os limites do corpo e saber retomar os bons hábitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário