quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Alimentação no verão

Verão é tempo de férias, calor, praia e curtição. Todos ficam mais alegres e os corpos mais a mostra. As pessoas saem um pouco mais cedo do trabalho para aproveitar a praia, o fim de semana intenso e garantir um belo bronzeado! Porém, o cuidado com a saúde e a manutenção de uma alimentação saudável são indispensáveis para quem quer curtir essa estação ao máximo, já que as altas temperaturas interferem no metabolismo do corpo desestabilizando várias funções.

Siga as orientações abaixo para um melhor verão:
  • Opte sempre por um cardápio mais leve, preferindo alimentos saudáveis como verduras, frutas e cereais.
  • Procure se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia. É fundamental realizar de cinco a seis refeições por dia, com opções leves e de fácil digestão.
  • Beba bastante líquido para manter o corpo hidratado. Consuma água, sucos de frutas naturais, chás e água de coco. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. Manter o corpo hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo.
  •  Nos dias mais quentes, não podemos nos esquecer de repor além da água, os minerais perdidos através da transpiração e do esforço físico. Uma excelente opção é a água de coco e os sucos de aloe vera.
  • Consuma frutas, verduras e legumes variados. As saladas são excelentes opções para iniciar as refeições, além de fornecer vitaminas, minerais e fibras. Experimente enriquecer suas saladas com grãos integrais como aveia, cevada, quinua e amaranto.
  • Evite frituras e alimentos com muita gordura, pois eles tornam a digestão lenta e pesada gerando cansaço e indisposição. Prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas.
  • Beba chá de menta ou carqueja e, no intervalo entre as refeições, tome suco de melancia, que é refrescante. Mas lembre-se: sempre tire as frutas da geladeira de véspera para ingeri-las à temperatura ambiente.
  • Evite ingerir bebidas e alimentos muito gelados, o ideal é optar por aqueles frescos. O aparelho digestivo precisa estar quente por dentro para funcionar, então quando consumimos algo gelado o corpo aumenta seu metabolismo para aquecer o conteúdo do estomago, aumentando toda a sua temperatura. Com isso, aquecemos o corpo e acabamos sentindo mais calor.
 Um ótimo verão à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário