sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Alimentos Termogênicos

Fonte: google.com

Alguns alimentos possuem propriedades que dão aquela forcinha para quem quer diminuir os quilinhos extras, são os chamados termogênicos. Esses alimentos quando consumidos na medida certa e regularmente, possuem a capacidade de aumentar o metabolismo e com isso acelerar a queima de gordura. Mais vale lembrar que esses alimentos não possuem efeitos milagrosos, devem ser incluídos a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos. O segredo desses alimentos está na dificuldade que o organismo encontra para digeri-los, obrigando o corpo a gastar mais calorias para absorvê-los. Na lista dos alimentos estão a pimenta vermelha, o chá verde, o vinagre de maçã, a canela e o gengibre.

1. PIMENTA: possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e incluir nas preparações.

2. CHÁ VERDE: As catequinas e a cafeína presentes no chá verde atuam na termogénese, ajudando a aumentar o gasto energético, ainda auxilia na prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal. Beba 5 a 6 xícaras do chá por dia.

3. VINAGRE DE MAÇÃ: estimula a digestão; diminui o período de tempo em que a gordura fica no trato digestivo, fazendo com que menos gordura seja absorvida pelo organismo; elimina substâncias tóxicas que se alojam no fígado e intestino. Além de ser altamente diurético, ajudando na eliminação do excesso de líquidos.

4. GENGIBRE: Assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo, ainda melhora a circulação sanguínea e dá uma “turbinada” no seu ânimo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos.

5. CANELA: Esta melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas.

Apesar desses alimentos serem naturais, hipertensos, cardiopatas, gestantes e lactantes precisam ter atenção ao consumi-los, já que o excesso pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário