segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Outubro Rosa: Alimentação contra o câncer



Uma das doenças mais temidas, o câncer começa como uma célula anormal que se multiplica descontroladamente. Agrupamento dessas células formam os tumores, que podem interferir nos tecidos saudáveis e se espalhar para outras partes do corpo.
As células cancerosas têm como causa substâncias denominadas carcinógenos - compostos formadores do câncer que estão presentes nos alimentos, no ar e que também são produzidos dentro do corpo. Em geral, esses compostos são neutralizados antes de causar algum mal, mas a exposição prolongada pode acabar causando danos ao material genético no interior de células saudáveis, o que, ao longo do tempo, pode se manifestar como um câncer.


Dicas Nutricionais para enfrentar a doença:
  • O ácido graxo essencial ômega 3 é convertido em prostaglandinas, substâncias antiinflamatórias que protegem contra o câncer.
  • Consuma mais alimentos crus. Isso significa comer mais frutas e hortaliças em seu estado natural. São fontes ricas de vitaminas, minerais, fibras, enzimas e fitoquímicos que vão nutrir o organismo fortalecendo o sistema imunológico.
  • Ingira nutrientes antioxidantes, como o betacaroteno, vitamina C, vitamina E e selênio, que ajudam a proteger o organismo contra os agentes formadores do câncer.
  • A vitamina D possui a ação de estimular o sistema imunológico, agindo tanto na prevenção como no auxílio do tratamento.
  • Compostos presentes no chá verde, denominados polifenóis (antioxidantes) foram associados ao risco reduzido de vários tipos de câncer.
  • Inclua algas marinhas na alimentação, elas são super alimentos concentrados de nutrientes que vão beneficiar o organismo.
  • Reduza o consumo de alimentos industrializados, álcool, açúcar refinado, gordura trans, carne vermelha, sal, grãos refinados, frituras pois elevam a carga tóxica do organismo e não fornecem nutrientes essenciais ao organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário